top of page

Momento Musical

CD "Sá de Miranda
musicado por Luís Capela"

Luís Manuel Serrano Capela nasceu em Angola, em 1966. Aos 10 anos, já em Portugal, inicia o seu percurso musical numa base de autodidatismo, e mais tarde diploma-se com o Curso de Viola dedilhada do Conservatório.

É também diplomado com o Curso de Pedagogia Musical Activa de Jos Wuytack. No seu percurso profissional letivo, os cordofones tradicionais portugueses, cavaquinho, bandolim e viola braguesa ocupam desde sempre um lugar de destaque. Dedica-se também, de forma esporádica, à composição e à elaboração de arranjos musicais para variadas formações. Desde 2014 tem experimentado apresentações ao vivo, composições, debates, etc., em torno da Viola Braguesa. Musicar Sá de Miranda foi mais um dos desafios a que se propôs.

 

FICHA TÉCNICA

Luís Capela - Composição musical e arranjos, voz solista, viola braguesa, baixo acústico, violão e cavaquinho.

Coros - Luís Capela, Beatriz Martinho, Abel Gonçalves.

Beatriz Martinho - Percussões.

Abel Gonçalves - Flauta (alto) de bambu renascentista, flautim transversal e sanfona.

Giovani Goulart - Piano na faixa 3.

Pedro Ferreira - Piano faixa 6.

Rita Costa - Violoncelo.

Jorge Cabral - Produção e arranjos.

Capa CD_Luís Capela_edited_edited.jpg
Associação Cultural
e Recreativa de Marrancos

Fundada a 22 de Novembro de 1982, a Associação Cultural e Recreativa de Marrancos tem vindo a exercer uma atividade muito centrada no desporto, no rancho folclórico e na dinamização de iniciativas culturais de valorização das tradições rurais e gastronómicas ancestrais. É uma das instituições do concelho de Vila Verde que mais tem contribuído para a preservação, promoção e divulgação das artes e ofícios tradicionais, mormente o ciclo do linho e a recolha de espólio relativo aos trajes comunitários de outras épocas. O rancho folclórico, em atividade quase desde a fundação da coletividade, tem vindo a ser um importante dinamizador das cantigas, danças e trajes da Região.

Banda Musical de Carvalheira (1839-2023)

A Banda Musical de Carvalheira foi fundada no ano de 1839, na freguesia de São Paio de Carvalheira do concelho de Terras de Bouro, perfazendo, até à presente data, 184 anos (1839-2023) de atividade musical ininterrupta.

O maestro da Banda é António João Fernandes Luís e a presidente é Maria Celeste Coelho.

A Banda Musical de Carvalheira vive atualmente um período de grande atividade, merecendo o reconhecimento e orgulho das gentes de Carvalheira em particular e dos Terrabourenses em geral. É o principal símbolo patrimonial artístico do concelho de Terras de Bouro.

bandaCarvalheira_edited.png
bottom of page