top of page

PALESTRANTES.

EDUARDO J.

MADUREIRA

É licenciado em Português-Francês (Universidade do Minho). Foi o primeiro correspondente do jornal Público em Braga e é o coordenador pedagógico do projeto Público na Escola, um projeto de educação para os media do jornal Público. É membro de várias associações: ASPA, Sindicato de Poesia, Velha-a-Branca, Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães. «Ler mais»

SARA

PEREIRA

É professora auxiliar e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Doutorada em Estudos da Criança na área da programação televisiva para a infância, desenvolve a sua investigação no âmbito da televisão para crianças, da relação crianças-media e da educação para os    media. «Ler mais»

MANUEL
COSTA

É diretor da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, e editor municipal. Doutorando em Estudos Culturais / Sociologia da Cultura (Universidade de Aveiro / Universidade do Minho). Docente da Universidade Portucalense e investigador do CITAR/Escola de Artes da Universidade Católica (Porto) e do CECS/ICS da Universidade do Minho.

ANA CATARINA SIMÃO

É licenciada em História - ramo educacional (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Mestre em História da Cultura Portuguesa na Idade Moderna (FLUP). Doutorada em Metodologia do Ensino da História e Ciências Sociais (Universidade do Minho). Professora de História e Professora bibliotecária da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, na Póvoa de Varzim.

MARISA AFONSO

É licenciada em Filosofia, Via Ensino, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma pós-graduação em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho.

Desempenhou funções como professora de Filosofia e Psicologia no Ensino Secundário.

Integrou os quadros da Porto Editora em 2000. «Ler mais»

ADELINA MOURA

É professora do ensino secundário (Português e Francês). Doutora em Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa (Universidade do Minho). Investigadora em Mobile Learning (integração educacional de tecnologias móveis). Tutora de cursos de formação à distância do Instituto Camões (MIPL2.0). Colaboradora da Porto Editora para a criação de conteúdos digitais de Português.

CLARA
HADDAD

É atriz, especialista em narração oral e mediação da leitura, produtora cultural, escritora e narradora profissional brasileira de origem sírio-libanesa, já com nacionalidade portuguesa e sotaque do norte de Portugal.

Tem uma trajetória de 15 anos de sucesso com um repertório de relatos tradicionais árabes, brasileiros, portugueses e africanos. «Ler mais»

ANA CRISTINA OLIVEIRA

É licenciada em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa. É professora da ES de Vila Verde, requisitada para a CPCJ de Vila Verde, a tempo inteiro, como Representante do MEC, desde setembro de 2013. Coordenadora do Grupo de Teatro da ES de Vila Verde - VerdEmCena, desde junho de 2009. «Ler mais»

ARMANDO M. DA SILVA

É licenciado em Filosofia (Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa) e em História (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Obteve o diploma do Curso de Bibliotecário-Arquivista (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e doutorou-se em História Contemporânea (Universidade do Minho). «Ler mais»

HENRIQUE B. NUNES

É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1972) e diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista da mesma Faculdade (1974).

Foi diretor da Biblioteca Pública de Braga (Universidade do Minho), de 2000 a jul. de 2009, e também do Arquivo Distrital de Braga de set. de 2006 a jul. de 2009, data em que se aposentou. «Ler mais»

DIANA

SILVA

É bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde outubro de 2002.

É licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique - Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. «Ler mais»

PEDRO SEROMENHO

É escritor e ilustrador.

De nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria, Zimbabué.

Atualmente reside em Braga e, embora formado em Economia, dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros infantojuvenis e a colaborar em revistas e             jornais.

ABÍLIO GUIMARÃES

Foi locutor de Rádio, desde 1986, e jornalista em rádios do Minho (1989-2000), com o cargo de diretor de informação e programação. Na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela (Vila Verde) dirige o Serviço de Leitura em Suportes Especiais. Desenvolve atividades de investigação em leitores de ecrã para plataformas móveis e computadores. É radioamador.

AIDA
ALVES

É Diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), desde 2007. Diploma de Estudos Avançados em Métodos de Investigação em Biblioteconomia, no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca (2004); Pós-Graduação em Ciências Documentais (Faculdade de Letras da Universidade do Porto - 1997-1999). «Ler mais»

JORGE BRANDÃO

É licenciado em História e Ciências Sociais (Universidade do Minho). Mestrado em Histórias das Populações (Universidade do Minho). Curso de Coordenadores e Animadores de Bibliotecas Escolares (Universidade do Minho). Curso de Estudos sobre o Holocausto, Escola Internacional do Yad Vashem, em Jerusalém, Israel. Coordenador da biblioteca escolar da ES de Amares.

LUÍS

AMARAL

É Professor Associado do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia (UM) desde março de 1998. Doutorado em Informática - especialidade de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho onde, desde 1984, é docente. «Ler mais»

ALEXANDRE PARAFITA

É doutorado em Cultura Portuguesa (na área do Património Cultural Imaterial). Mestrado em Ciências da Comunicação. Pós-graduação em Direito da Comunicação. A sua formação académica passou pela Escola do Magistério Primário de Vila Real, Escola Superior de Jornalismo do Porto, U. de Coimbra, U. da Beira Interior e U. de Trás-os-Montes e Alto Douro. «Ler mais»

DIOGO MORAIS OLIVEIRA

É advogado-estagiário. Presta serviços jurídicos em Propriedade Intelectual a empresas tecnológicas, especialmente na área do desenvolvimento de software. Licenciado em Direito pela Universidade Nova. Mestrado Europeu em Direitos Humanos e Democracia pelo European Inter-University Centre for Human Rights and Democratisation, em Veneza.

FERNANDO J. LIMA

É licenciado em Direito e reside em Braga, onde há cerca de 30 anos vem exercendo advocacia.

Desde 2002, é o responsável pela Delegação Regional de Braga da Sociedade Portuguesa de Autores, efetuando a coordenação de todos os 24 concelhos que integram os Distritos de Braga e Viana do Castelo. Tem participado em inúmeras ações de informação.

ANGELINA PEREIRA

É licenciada em Filologia Germânica (Anglística) com Pós-Graduação e Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares. Foi CIBE da RBE. Foi formadora na área das bibliotecas. Foi tutora do projeto THEKA da Fundação Calouste Gulbenkian. Colaborou como tutora na Universidade Aberta e foi docente na Universidade Lusófona.

«Ler mais»

JOSÉ ISMAEL

GRAÇA

É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática (Universidade do Minho). Pós-Graduação em Sistemas de Informação (UM). Coordenador da Unidade de Inovação e Conhecimento do município de Vila Verde. Assistente Convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (2005-2007) e na Universidade do Minho (2010-2012). «Ler mais»

ITELINDA GUIMARÃES

É, desde 1995, licenciada em Educação de Infância pela Universidade do Minho. Exerceu durante alguns anos a profissão. Desde 2009, é responsável pelo Catálogo Coletivo das Bibliotecas Escolares, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde. Integra a equipa do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) de Vila Verde.

bottom of page