top of page

Henrique Manuel

Barreto Nunes

 

 

Bibliotecário Aposentado

Informação profissional

 

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1972) e diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista da mesma Faculdade (1974).

Foi diretor da Biblioteca Pública de Braga (Universidade do Minho), de 2000 a julho de 2009, e também do Arquivo Distrital de Braga de setembro de 2006 a julho de 2009, data em que se aposentou. Ingressou na U.M. (Serviços de Documentação) em dezembro de 1974. Em 1977/78 integrou o Campo Arqueológico de Braga (Universidade do Minho), participando no Salvamento da Bracara Augusta, de que foi um dos pioneiros. A partir de 1978 passou a ser bibliotecário da Biblioteca Pública de Braga, sendo seu responsável entre 1982 e 2000.

Na Universidade do Minho foi membro do Conselho Cultural (por inerência de funções) e da Comissão Instaladora da Casa-Museu de Monção (por nomeação, 2002 a 2008). Pertenceu à Assembleia da Universidade (por eleição) e fez parte do Senado Universitário (por eleição).

Passou a integrar o Conselho Cultural da Universidade do Minho a partir de março de 2010, sendo seu vice-presidente desde 2010 e dirigindo a revista "Forum".

Pertenceu ao Conselho Superior de Bibliotecas, tendo colaborado no lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, em especial na região Norte.

Foi docente dos Cursos de Especialização em Ciências Documentais das Faculdades de Letras de Coimbra, Lisboa e Porto.

Sócio fundador e dirigente da ASPA e do GAMT.

Sócio honorário da BAD.

Contacto

 

 

Redes Sociais

 

 

  • LinkedIn Social Icon
Publicações

 

Autor dos livros "Da biblioteca ao leitor" e "Amigos maiores que o pensamento".

Colaboração em diversas revistas e atas de reuniões científicas com artigos sobre bibliotecas, património cultural e história.

Em 2014 foi autor do capítulo "Cultura na Universidade" do livro "História da Universidade do Minho" e coordenou a obra "Democratas de Braga".

2010 - present

2010 - present

bottom of page