Sinopses
Ivone Brás
"O Livro Infantil e as Ciências da Natureza"
SINOPSE
Este workshop pretende demonstrar de forma prática como o livro infantil poderá ser utilizado como recurso no ensino das Ciências da Natureza. Abordando diferentes ramos das ciências naturais esta ação pretende capacitar os participantes de competências para a seleção de obras e também algumas técnicas de narração das mesmas. Com momentos muito práticos responderemos a questões como: O que escolher? Como contar? Em que momento?
​
BIOGRAFIA
​Técnica Superior de Biblioteca e Documentação da Biblioteca Municipal de Bragança. Licenciada em História e pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação.
Paulo Coelho de Castro
"Do Livro... se Faz Música"
SINOPSE
Este workshop resulta da simbiose entre dois projetos do mesmo autor. São eles um outro workshop denominado "Do Lixo se Faz Música", onde se exploram sons com objetos sonoros não convencionais feitos a partir da reutilização de diversos materiais, e o grupo de música infantil "Fauna & Flora" que explora textos originais e lengalengas. Muitos destes sons servem para sonorizar histórias, que vêm nos livros, que servem para criar peças de teatro onde se brinca com as palavras... tudo se liga e com a música como elo de ligação. Abordagem a músicas inspiradas em livros.
​
BIOGRAFIA
Músico com trabalhos editados em áreas desde o pop/rock, jazz, world music, ligeira e percussão. Criador e responsável pelo workshop "Do Lixo se Faz Música" com mais de 150 sessões apresentadas por todo o país.
Responsável pelo atelier de música ESOM - Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, da AE20, que pertence à Rede Europeia E2C-Europe, tendo participado nos intercâmbios internacionais Travel with the Light 2010, A(rt) Way to Yourself 2013, A WAY 2 YOUR HeART 2013, PALCo Youth Event 2014, Content'Arte Youth Event 2015, DAR(t)E 2017 e E2C Europe - Youth Summit 2018.
Integra o Projeto Educação pela Arte da Companhia Instável desde 2004 como formador, músico e ator.
Compositor de Bandas Sonoras para peças de teatro, com destaque para as do grupo profissional de teatro Cabeças no Ar e Pés na Terra onde colabora também como ator. Colaborador/músico convidado dos "be-dom" (percussão/humor) em espetáculos em Portugal, Itália, Escócia (Edimburgh Fringe Festival 2010 e 2015), Bahrein, Espanha, Alemanha e Inglaterra. Responsável pela parte pedagógica do grupo no que é definido como Workshops "be-dom".
Professor de Ensino da Música nas AEC - Atividades Enriquecimento Curricular - 2006 a 2013.
Autor e responsável pelo projeto Fauna & Flora - Concerto para estar em Família (infantil), precursor do conceito/coletivo artístico Criatividade para ter Juízo e da Orquestra Lixada, e dos workshop+espetáculo de incentivo à leitura, Livro--- - ação!
Ana Paula Alves e Lúcia Pinheiro
"Laboratórios de Aprendizagem"
SINOPSE
"Um percurso de aprendizagem ativa"
Nesta sessão essencialmente prática, os participantes irão experimentar algumas estratégias, com apoio das tecnologias, que promovem o envolvimento ativo por parte dos alunos e que podem ser facilmente incorporadas nas práticas de sala de aula. Os participantes ainda refletem e discutem sobre a importância destas estratégias para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos.
​
BIOGRAFIAS
Ana Paula Alves
Professora de Matemática do 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga. Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa. Colabora no Centro de Competência em TIC na Educação, Universidade do Minho. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.
​
Lúcia Pinheiro
Professora de Informática, no Agrupamento de Escolas de Prado, Vila Verde - Braga. Mestre em Matemática Computacional. Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.
Luís Paulo Bernardino
"Workshop de Robótica"
Brevemente!
Alexandra Nobre
"Ciência a 3D por um fio"
SINOPSE
Quando um conceito que queremos transmitir colide com a nossa capacidade de compreensão, dá jeito ter algo a que nos agarrar. Agarrar mesmo!
Ver com os olhos e com as mãos. A Matemática que o diga. Até hoje, o croché é a única técnica que permite construir modelos tridimensionais de superfícies hiperbólicas. E há tantos exemplos no "mundo vivo" que obedecem a este tipo de geometria! Plantas, cogumelos, corais, cérebros... O croché pode ainda ilustrar o conceito de auto-semelhança tão presente na natureza, o crescimento exponencial microbiano, as simetrias radial e bilateral... Há modelos feitos por mim no Museu Nacional de Ciência e de História Natural de Lisboa, Centro de Neurociências de Coimbra e no grupo de Neurociências da Universidade de Exeter- Esta oficina já foi dinamizada em diversos contextos desde escolas, museus e encontros científicos para públicos muito diversos. Apareçam. Mais informações anobre@bio.uminho.pt / stol@bio.uminho.pt.
Mariana Vieira de Campos
"Pordata e Pordata Kids"
Brevemente